domingo, junho 22, 2008

Dia de sorte! Fui um Herói!


Tainha (o nome vulgar Tainha é errada, embora frequente) é a designação vulgar de vários peixes da família dos mugilídeos. A maior parte das espécies pertencem ao gênero Mugil, mas a designação estende-se a outros géneros (e mesmo a algumas espécies da ordem dos Perciformes).
Muitas das espécies são ainda conhecidas pelos nomes de muge, mugem, fataça, etc.

Ontem foi o meu dia se sorte, é verdade. Logo pela manhã fomos fazer praia para a Arrábida, estava um dia magnífico; céu azul, agua amena e muita boa disposição.

Mesmo antes de sairmos da praia fui fazer a despedida, ultimo banho, quando estava a sair da água encontro um objecto estranho a rebolar na arrebentação. Olhei e pareceu-me um peixe, em fracção de segundos, pensei deve estar doente, deve estar a morrer mas instintivamente corri para o dito e também instintivamente agarrei-o. Já temos jantar, pensei eu! Algumas pessoas, os mirones, correram para junto de mim para ver a caçada! Todos deram a sua opinião; é uma tainha, é um pargo, é uma sardinha só faltavam dizer é um golfinho!
O Salva-vidas, também conhecido por "banheiro" agarrou pela cabeça e arrancou-lhe parte da guelra e disse: isso numa Massada é um pitéu!
Pois é e assim foi, cheguei a casa escamei o dito, estripei-o e foi para a panela. Uma Massada magnifica feita pelo meu amorzinho!
Será preciso cana de pesca para apanhar um peixinho?

Nota: O dito pesava aproximadamente 1,700kg

2 comentários:

Anónimo disse...

hmmmmm....delicia!!!!

shark disse...

Corleone primera: pois foi uma delicia, só faltavam voces aqui para provarem o pitéu!

bjs