terça-feira, novembro 20, 2007

Maçarico-de-bico-direito



Comprimento: 36 - 40 cm
Caracteristicas: Limícola grande, de patas compridas e bico longo. No Verão, os machos apresentam a parte inferior do pescoço arruivada e o dorso castanho e preto malhado; as asas são cinzentas. No Inverno a parte superior é cinzenta-acastanhada muito malhada de preto; a parte inferior é branca.
Fenologia: Migrador e Invernante


Um dos aspectos interessantes da ecologia desta ave é o facto de usar diferentes habitats ao longo do ano, tendo também hábitos alimentares bem distintos em diferentes alturas do ano. As duas subespécies que ocorrem na Europa (L. l. limosa e L. l. islandica) são as mais bem conhecidas.

Durante o Inverno as duas subespécies têm habitats radicalmente diferentes, apesar de por vezes co-ocorrerem nos mesmos locais. L. l. limosa usa essencialmente arrozais, sendo a principal fonte de alimento as próprias sementes de arroz caídas nos campos depois da ceifa. No caso da L. l. islandica a alimentação no Inverno continua a ser predominantemente carnívora, sendo usadas as zonas entre-marés de habitats estuarinos e lagunares onde as aves encontram poliquetas e pequenos bivalves.

Sem comentários: