quinta-feira, junho 28, 2007

Carvalhadas de São Pedro

Hoje comemora-se o meu dia, São Pedro! No meu concelho, Ribeira Grande, faz-se uma festa que se chama “As Carvalhadas de São Pedro”.

Foto 1: Chapéus ornamentados com flores de papel (prata colorida).

É uma festa que muitas pessoas se deslocam para observar as vestes todas decoradas as cartolas (chapéus) embelezados com flores de papel (feitos pela minha mãe, Foto 1 e Foto 2). Enfim, é uma festa que se comemora em todo o concelho mas o epicentro das festividades é na Ribeira Grande (Ribeira Seca e Igreja de São Pedro).

Foto 2: Carvalhadas de São Pedro.


Pela manhã serão distribuídas as alâmpadas (arranjos florais, que incluem frutos que serão oferecidos ás pessoas, a sua forma reproduz a de um lampadário) em fueiro (Foto 3). Estas alâmpadas são autênticas obras de arte feitas de frutos ainda verdes, que são as primícias do Verão, e flores que brotam nessa época.

Foto 3: Âlampadas

2 comentários:

V. disse...

Só para deixar um beijinho... E para te dizer que outro dia liguei-te e também liguei à D. mas vocês estavam incontactáveis! Tal como eu estive nas vezes que me ligaste! Sorry!
Beijinhos

Anónimo disse...

Não é só o teu!!
Tem bem é o meu e o do Pedrinho!
ah ah ah...
Abraço.Pedro