segunda-feira, janeiro 22, 2007

Amendoim

São muitas as pessoas que julgam que a vagem encontra-se na parte aéria da planta, no amendoim é ao contrário, a vagem está no solo, junto às raízes. Esta, é a razão pela qual na cultura do amendoim é necessário efectuar-se a amonta(*).
Curiosidade, o amendoim é um aliado do coração, rica fonte de Vitamina E. Protegem contra doenças degenerativas como a Alzheimer.
(*) Amontoaé o acto de chegar terra da entrelinha em direcção à cultura, o que estimula o desenvolvimento das raízes nas plantas, arejando o solo e dando maior sustentação às mesmas.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ah! Agora sim!! Amendoins!! ham!ham!
E com açucar, heim? Daqueles açorianos...

Hum... Já me está a dar cá umas fomes!!!

beijinhos
Inda

Nelson Reprezas disse...

Faltou-lhe referir aqui que o amendoim é um poderoso afrodisíaco. Comê-los não faz diferença por aí além, mas sacudir as cascas das calças... nem lhe digo :))

Só uma coisa, agora a sério. O amendoim é um dos principais elementos da dieta dos povos da África subsariana. Comem-no assado, cru ou cozinhado em molho de caril. O óleo de amendoim também é bastante usado como óleo alimentar. No norte de Moçambique, parte da Tanzania e Zambia, as mulheres usam muito o óleo de amendoim como produto de beleza fidji em swaili, com que untam os genitais, parte por crença de que serão férteis toda a vida, parte porque acham que é bom para a pele.
E depois desta "lecture", resta-me afirmar que o amendoim para mim é mais num pires e com uma imperial.
Um abraço e desculpe a colherada, mas apeteceu-me falar em amendoins :)))
Só mais uma coisa. A semente melhorada de amendoim é produzida em grande escala na África do Sul, Zimbabwe e Zambia, sobretudo a variedade Natal Common e alimenta um mercado de cerca de US$ 60 Mio nos países da África Austral.
Vou-me calar.
:))

shark disse...

Inda - Eu também adoro amendoins com açúcar mas tenho uma admiração com aqueles com casca (talvez pela casca, talvez por serem afrodisíacos ou ainda por acompanharem bem com uma imperial!) Bem , gosto do amendoim!
Beijinho

Espumadamente - Obrigado pelo comentário! Quando andava na faculdade na disciplina de Culturas Tropicais, a cultura do amendoim fascinou-me, isto porque depois da flor ser fecundada ela "desce" até ao solo (razão porque é necessário fazer a amontoa, e aí se forma a vagem. Não há nenhuma outra planta com esta característica! Acrescento ainda outra informação se não for efectuada a amontoa a produção das vagens é muito diminuta.
Adoro amendoins (são afrodisíacos!)
Abraço

Nelson Reprezas disse...

Entao se gostou da cultura deverah saber que o nome cientifico (arachis hipogaea) vem do facto de ele se desenvolver debaixo da terra, do grego hypo (debaixo de ) e gaea (terra). Sabia?
Mais um coisinha. Na Guineh chamam-lhe mancarra.
P.S Fiquei a saber pela Inda que ha amendoins nos Açores... :)) estamos sempre a aprender. Desconfio eh que nao sao dos mesmos de que estamos a falar.

Anónimo disse...

Sr Espumadamente - nome estranho, não? Espero que não seja pela boca!!! A não ser que seja por uma boa causa! E acredite, distinto senhor, que pelos amendoins açorianos até que vale a pena!
Eu pelo menos, assim me sinto, a literar "espumar", quando me encontro com estes! Efeito de Pavlov, certamente já ouviu falar!
E estes amendoins de que lhe falo (da mesma espécie "arachis hipogaea") são coberto com açucar e cacau e vendidos em saquinhos!!!

Portanto até são os mesmos, só disfarçados de outra forma!

Quanto aos afrodisíacos... hum, esses também os há açorianos! E esses já são outros, sim senhor!!
hehehe

Inda Corleone