segunda-feira, janeiro 23, 2006

Cavaco (Silva) e Cavaco (Scyllarus)

Quando eu era novo, no séc. XX (1980) e se falava de Cavaco... é Presidente do PPD/PSD, é o Primeiro Ministro ... no inicio fazia-me alguma confusão. O único cavaco que conhecia era o cavaco que se comia nos dias especiais; no aniversário do meu querido Tio Victor, num baptizado dos meus primos ou no dia que o meu pai José Manuel se lembrava de nos presentear à mesa com este magnifico marisco (muito superior à Lagosta). Belos tempos!
Pois é, agora nos açores temos o cavaco marisco e o Cavaco Presidente!



Figura 1: Cavaco. Figura 2: Dr. Cavaco Silva. Figura 3: Cavaco.
Nos Açores existem 2 espécies de cavaco, o cavaco-anão (Scyllarus arctus) e o cavaco (Scyllarides latus), sendo apenas a última comercialmente explorada. Entre Maio e fins de Setembro os cavacos encontram-se a profundidades entre os 5 e os 40 metros, começando em Outubro a migrar para profundidades que chegam a atingir mais de 100 metros, onde permanecem até ao mês de Abril seguinte. Esta migração está relacionada com a reprodução, que acontece entre Junho e Agosto. O alimento principal dos cavacos durante o Verão são as lapas, não se sabendo ainda qual é o alimento que consomem quando realizam a migração vertical, visto que as lapas não vivem abaixo dos 12 metros de profundidade. Quanto à reprodução, os sexos são também separados, e os cavacos têm uma reprodução e desenvolvimento larvar idêntico ao das lagostas.
É proibida a captura de cavacos entre 1 de Maio e 31 de Agosto, e o tamanho da carapaça, medido da mesma forma que nas lagostas, não pode ser inferior a 17 cm.

1 comentário:

V. disse...

Hummm... estás a dar-me fome...