quinta-feira, junho 29, 2006

Carvalhadas de São Pedro na Ribeira Grande - São Miguel (Açores)

Hoje comemora-se o meu dia, São Pedro! No meu concelho, Ribeira Grande, faz-se uma festa que se chama “As Carvalhadas de São Pedro”. É uma festa que muitas pessoas se deslocam para observar as vestes todas decoradas as cartolas (chapéus) embelezados com flores de papel (feitos pela minha mãe, ver fotografia). Enfim, é uma festa que se comemora em todo o concelho mas o epicentro das festividades é na Ribeira Grande (Ribeira Seca e Igreja de São Pedro).


Pelas 10h00 foram distribuídas as alâmpadas (são arranjos florais, que incluem frutos, destinados a ornamentar a paroquial da Ribeira Seca da Ribeira Grande e a oferecer a pessoas que se queira honrar durante as festas de S. Pedro. A sua forma reproduz a de um lampadário) em fueiro (ver fotografia) por algumas artérias da cidade. Estas alâmpadas são autênticas obras de arte feitas de frutos ainda verdes, que são as primícias do Verão, e flores que brotam nessa época. Este ano, foram feitas mais de 500 alampas, sendo que 130 ornamentam o interior da igreja, para além das centenas de eduardas (flores da época).


4 comentários:

Ana Cristina Pinto disse...

Lindas fotos!! Que orgulho o nosso de termos para nós essa pérola linda que é o arquipelago dos Açores!! Jinhos

LurdesMartins disse...

Próximo dia 16 rumo à tua ilha! Pena que terei perdido tamanho espectáculo...

Maresi@ disse...

Ola Shark... já te disse como gostei das tuas fotos. Pena não conhecer os Açores...tlv um dia...
As cartolas estão o máximo...
Beijo Maresi@

shark disse...

afeiticeira: não há duvida que os Açores e a Madeira são as pérolas de Portugal, é pena nós dar-mos o devido valor!
Beijinho

Luisa: é tudo feito com simplicidade e muito carinho, não é por ter sido a minha mãe a decora-los mas ela tem muita arte e muito gosto em tudo aquilo que faz! Parabéns mama!
Daqui alguns dias irei mostrar alguns dos trabalhos da minha mãe, aguardem!
Beijinho

Lurdes: Na altura que vais existem umas festas que se chamam "Festas do Espírito Santo" também são muito giras. Espero que tenhas sorte com o tempo. Não esquecer visitar as lagos (Sete Cidades, Lagoa das Furnas, Poça da Beija, Parque do Hotel Terra Nostra.... Que tenhas umas óptimas férias!
Beijinho

MoonLight: Só assisti uma vez a estas festas, foi no ano 2005, são umas festas cheias de espontaneidade.
Tens de tirar alguns dias e fazer uma visita ás ilhas maravilha de Portugal. Acredito que vais adorar. Todos os meus amigos e amigas que visitam "as minhas ilhas" vêm encantados!
Beijinho

Maresi@: Obrigado por teres gostado mas minhas flores! Eu ainda tenho mais! :)
É uma falha muito grave ainda não teres visitado os Açores principalmente São Miguel! Que esse dia seja o mais breve os açores esperam por ti! Eu também acho que as cartolas estão o máximo. Vou pedir à minha mãe para fazer duas ou três para expor na minha sala, acho que vai ficar o máximo.
Sempre que quiseres volta ao meu cantinho es sempre bem vinda!
Beijinho