Foi numa visita às vinhas da Ilha do Pico que encontrei várias plantas de ananás (Ananas comosus (L) Merril) nos “currais” onde estão implantadas as vinhas. Foi com enorme surpresa que registei a planta do “Fruto Rei”. Na Ilha de São Miguel a cultura do ananás é feita em estufas não aquecidas.
O Ananás dos Açores/S. Miguel (Ananas comosus L. Merril, variedade Cayene) é produzido em estufas de vidro utilizando técnicas de cultivo tradicionais: aplicação de "fumos" e utilização de "camas quentes" à base de matéria vegetal. Ao fim de um período de dois anos, desde a plantação até à colheita, obtém-se um fruto de qualidades impares de aroma e sabor. A cultura foi introduzida em S. Miguel por volta de 1840-50, sendo comercializado na Europa há mais de um século.
Algumas características do produto: Fruto de forma cilíndrica, ligeiramente afusado, com casca laranja forte e polpa amarela. A polpa do ananás apresenta uma coloração amarela translúcida, um sabor agri-doce sui generis e um aroma muito agradável.
3 comentários:
Luísa: Certo dia, em Agosto, fui a um aniversário a casa de um amigo, o seu vigésimo quinto. Na sua casa em Ponta Delgada, todos os arranjos florais (mesas, em volta da piscina, bar e outros locais estratégicos) eram ornamentados com as flores e os frutos pequenos da planta do ananás. Estava estupendo, divinal! A cor rosácea com o verde faz um conjunto magnifico.
bj
Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»
Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»
Enviar um comentário