quarta-feira, maio 31, 2006

Ampelografia


Ciência que estuda a planta ,videira, com as suas diferentes variedades. Este estudo é, na realidade, tão complicado que os ampelógrafos têm, por vezes, dificuldades em pôr-se de acordo na identificação de certas cepas. Cada região e cada país deram nomes diferentes a cepas procedentes da mesma origem varietal. Existem, portanto, numerosos sinónimos. Perante a importância deste problema, houve a necessidade de inventar uma nova ciência: a ampelologia. A ampelografia não é uma ciência nova. Já Columela, no século I, fala da ampelografia no seu tratado de agricultura. Mas esta ciência não se desenvolveu até ao século XIX, momento em que se criaram algumas colecções de cepas.

No Comment


Uma amiga enviou-me esta foto, understands!

terça-feira, maio 30, 2006

Rock in Rio Lisboa

Uma amiga assídua e pontual ao meu cantinho (Blog) escreveu este desabafo:

Finalmente encontrei pessoas que não vão ao rock in rio e que não vão em rock in rios... Não bastava já Portugal importar políticas públicas francesas que lá foram um fiasco, como agora importamos festivais, que não são mais do que uma boa estratégia de marketing... Então vemos todos: "Ena, O rock in rio Lisboa, que grande festa, o r.i.r. no brasil deve ser espectacular... "Pois é, se calhar é, metem lá um milhão, ou milhão e meio de pessoas, mas... eles são 180 milhões, milhares é o que nós em Portugal temos para oferecer... "Ai, ai, vamos ajudar as criancinhas... "Excelente ideia, um mundo melhor, espectáculo, mas... já alguém viu as facturas? Eu n vi nada... 53 euros por dia? 180 euros por um passe VIP de só um dia? Sra. dona Roberta Medina, sinceramente... Pera... 53*100000 que foram no 1º dia? Poxa... Emigrantes de luxo inteligentes estes... Não, isso ninguém lhes tira... até há cuecas da sloggi a dizer "eu vou".
lllooolll Palhaçada. Portugal está falido? Pois é, o que é que aconteceu à Rússia? O capital foi todo para o estrangeiro...MILENIUM BCP patrocinador oficial...óptimo, que bonito, mas...60% das ações deste banco não são do ITAÚ??? De onde é o ITAÚ? Brasileiro, claro... 500 voluntários Portugueses a trabalhar no r.i.r., que lindo. Ganham bem? Ganham o bilhete...Opá, será que está tudo cego? ou atrevo-me mesmo a perguntar se estou maluquinha? Acima de tudo, obrigado pelo espaço para o desabafo...
Bjs
SF

Maio 29, 2006 7:45 PM

Obrigado pelo comentário, amiga SF. Concordo plenamente contigo, mas infelizmente vou ter de ir ao Rock in Rio na Sexta feira isto porque quero ver o concerto de um grupo que gosto Roger Waters (Nascido em Setembro de 1944, em Great Bookham, Cambridge, Inglaterra, Roger Waters ficou conhecido como o compositor, vocalista, baixista e um dos fundadores dos Pink Floyd).
E os meus amigos(as) o que acham?
Um abraço!

segunda-feira, maio 29, 2006

O Verão, saudades de Miami...

O Verão (também chamado Estio) é uma das quatro estações do ano. Tem início com o solstício de Verão (cerca de 21 de Junho no Hemisfério Norte e de 21 de Dezembro no Hemisfério Sul), e finda com o equinócio de Outono (que tem lugar em cerca de 23 de Setembro no hemisfério Norte e a 21 de Março no Hemisfério Sul).
O verão é tipicamente conhecido pelas férias ou seja o seu calor. Para mim o Verão teve inicio hoje, foi um fim de semana de temperaturas altíssimas, na sexta feira pelas 23:45 o termómetro marcava 26 ºC. Durante o dia, de Sábado e Domingo, o termómetro marcou 38ºC às 15:00. É o inicio do Verão! Com estas temperaturas tão altas fez-me lembrar os magníficos dias que passei em Miami Beach (Florida) o ano passado em Setembro. Lembrei-me de partilhar convosco algumas das fotos.
Desejo-vos uma excelente semana de trabalho ou de férias!








Kirsty Sword-Gusmão, a 1ª Dama

A esposa de Xanana Gusmão diz que o presidente timorense não acredita que o governo consega controlar a situação em Timor-Leste. Entretanto, os confrontos regressaram a Díli, tendo sido descobertos a poucos quilómetros da capital os corpos carbonizados de seis pessoas.A esposa do Presidente da República de Timor-Leste considera que Xanana Gusmão já não acredita na possibilidade de o Governo controlar a situação no país, num dia em que os confrontos regressaram.
Em declarações a uma rádio australiana, Kirsty Sword-Gusmão acrescentou que não se sabe quem está a controlar as forças armadas timorenses e que «os soldados parecem estar a perseguir as famílias dos polícias em Díli».«É difícil acreditar que essas ordens tenham sido dadas pelos comandantes e por isso parece que as forças armadas estão a agir de forma arbitrária e sem o controlo dos superiores», disse.Apesar da situação difícil que se vive no país, a esposa de Xanana Gusmão acredita que com a ajuda do marido, dos bispos da Igreja e do ministro dos Negócios Estrangeiros vai poder chegar-se à paz.

domingo, maio 28, 2006

No comment


Fazendo a minha ronda pelos meus blogs habituais, hoje encontrei isto com o título muito sugestivo: "Dê um título a este cartoon". Encontrei várias sugestões para o possível título como por exemplo:
  • Aspira o comboio!
  • Quimboio da maCUnha?
  • Comboio a Vapôr (SEC. XVIII)
  • Isto é o que se chama rodar por todos!
Foi retirada daqui.

sexta-feira, maio 26, 2006

“Somos Património da Humanidade”.


Foram classificadas as vinhas da ilha açoriana como Património da Humanidade por unanimidade na agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), numa reunião na cidade japonesa de Suzhou.
Nas povoações costeiras de Santa Luzia, o abandono da cultura da vinha nas últimas gerações faz-se sentir com mais evidência, mas no Lajido ainda se encontra bem preservado um conjunto arquitectónico de solares, adegas, armazéns, o porto onde se carregava o vinho e vários poços de maré com centenas de anos. O incauto visitante quase parece ser transportado a uma outra época, marcada pela vitivinicultura. Aqui nasceu um dos mais afamados vinhos do mundo, o Verdelho, servido à mesa do czar da Rússia.
A paisagem que tanto entusiasmou o comité da UNESCO, ao ponto de merecer a sua unanimidade, nasceu de uma luta constante entre a população local, a dureza da terra e o clima agreste, desde o povoamento do arquipélago no século XV. Terra não propriamente, porque a última erupção vulcânica que afectou esta vertente da ilha tem apenas uns 300 anos. As vinhas cresceram nos interstícios da rocha basáltica, protegidas dos ventos e do ar marítimo pelos muros de pedra, os “currais”. Conta-se que, estendidos numa linha, estes muros dariam duas vezes a volta à Terra.

quinta-feira, maio 25, 2006

Ananás na Ilha do Pico!


Foi numa visita às vinhas da Ilha do Pico que encontrei várias plantas de ananás (Ananas comosus (L) Merril) nos “currais” onde estão implantadas as vinhas. Foi com enorme surpresa que registei a planta do “Fruto Rei”. Na Ilha de São Miguel a cultura do ananás é feita em estufas não aquecidas.

O Ananás dos Açores/S. Miguel (Ananas comosus L. Merril, variedade Cayene) é produzido em estufas de vidro utilizando técnicas de cultivo tradicionais: aplicação de "fumos" e utilização de "camas quentes" à base de matéria vegetal. Ao fim de um período de dois anos, desde a plantação até à colheita, obtém-se um fruto de qualidades impares de aroma e sabor. A cultura foi introduzida em S. Miguel por volta de 1840-50, sendo comercializado na Europa há mais de um século.

Algumas características do produto: Fruto de forma cilíndrica, ligeiramente afusado, com casca laranja forte e polpa amarela. A polpa do ananás apresenta uma coloração amarela translúcida, um sabor agri-doce sui generis e um aroma muito agradável.

Dia da espiga

Denomina-se "Quinta-feira de Espiga" ou "Dia da Espiga", a quinta-feira de Ascensão. em que a Igreja comemora a ascensão de Jesus Cristo ao Céu. Tradicionalmente, nesse dia, em várias localidades, colhe-se a espiga de trigo, o que simboliza a bênção dos primeiros frutos. Nalgumas regiões fazem-se ramos com espigas de trigo, rosmaninho, malmequeres brancos e amarelos, papoilas e folhagem de oliveira. Estes ramos guardam-se por um ano. É costume, nalgumas povoações, soltar andorinhas com laços ao pescoço.
Simbologia associada a cada elemento:
Espiga – Pão
Malmequer – Ouro e prata
Papoila – Amor e vida
Oliveira – Azeite e paz
Videira – Vinho e alegria
Alecrim – Saúde e força

Novo cantinho a visitar, espelho



Gostava de partilhar convosco este cantinho, é digno de uma visita. Passem por lá!
É o Espelho!


As minhas fotos da Ilha Terceira



Discriminação em ordem alfabética

Fazendo a minha ronda pelos meus blogs habituais, hoje encontrei uma anedota engraçada. Foi retirada daqui.
Num avião, o piloto informa:
- Senhoras e Senhores, o avião está a perder altitude e toda a bagagem deve ser atirada fora! Apesar de mais coisas serem lançadas fora, o avião continua a perder altitude.
- Estamos ainda a baixar! Temos que atirar fora algumas pessoas... -avisa o piloto.
Há um grande rebuliço entre os passageiros.
E continua o piloto:
- Para fazer isso, os passageiros serão jogados fora em ordem alfabética! Assim, há algum "Africano" a bordo?
Ninguém se move.
- "B"... algum Black a bordo? "
Nada.
- "C"... algum Crioulo a bordo? "
Continua nada.
- "D"...alguém De cor?
De novo ninguém se mexe.
- "E"....algum mais Escurinho?
Um pequeno menino pretinho pergunta ao pai:
- Pai? Afinal, o que somos nós?
- ZULUS FILHO, ZULUS!!

quarta-feira, maio 24, 2006

Silybum marianum

Esta foto foi tirada na minha viagem aos Açores (Ilha do Pico).

Protea cynaroides



Hoje estou com vontade de oferecer flores a todos vós, assim envio a flor que mais gosto, as proteas (Protea cynaroides).
Espero que gostem!

segunda-feira, maio 22, 2006

ADEUS ...


Já não quero mais divulgar, os meus sentimentos, raivas e amores, não quero mais partilhar aquilo que sinto, agora será só para mim.
Mas antes de encerrar este assunto quero partilhar convosco um dos últimos postais que ela me escreveu no dia dos namorados:

O tempo continua a passar
E enamorados continuamos
Julgo não serem precisas datas
Para desmontar que nos amamos.

Mas já que estou inspirada, aqui vão algumas palavras:

Quando vejo o mundo cinzento
Tu consegues torná-lo colorido
Embora por vezes, não o queria ver
Mas a tua persistência dá logo outro sentido.
Amo-te pelo que és e me fazes ser
Pelo que fazes por mim e por acreditares em mim!
Com muito amor da tua sempre amada,

Marlene

Circunstâncias da vida

Já aprendeste que nem sempre
se pode controlar
as circunstâncias da vida.
Utiliza este novo conhecimento
para te adaptares melhor
ao verdadeiro ritmo da vida.
Vive ao sabor dessa melodia.

by Karen Katafiasz

Renascer

Vais conseguir chegar
ao ponto em que consegues
finalmente passar uma hora,
um dia, ou uma semana
sem lembranças dolorosas
de ausência e vazio.
Procura novos horizontes.
Deixa-te renascer.

by Karen Katafiasz

Faz hoje um ano. O luto implica sofrimento mas temos que o viver


Hoje faz precisamente um ano que a perdi. Ilhas e Mar escreveu isto. Sofri muito com a perda da minha mulher, a Marlene. Só eu é que sei como foi difícil e por vezes ainda o é suportar a sua ausência.
Como foram bons aqueles momentos que passamos juntos… O nosso ciclo fechou-se mais cedo do que é normal para qualquer casal. Mas, infelizmente terei que o aceitar, foi a vontade de alguém superior a nós.
A vida tem que continuar, um dia a Marlene disse-me: “Pedro, não quero de forma alguma adormecer zangada contigo, quero que a nosso amor e a nossa vida seja um exemplo para os nossos família, amigos e todos aqueles que nos rodeiam…”
Todos nós temos uma missão, e eu aqui estou, com vontade e com força para finalizar a missão que me foi concedida.

domingo, maio 21, 2006

O luto


O luto é uma experiência angustiante mas comum. Mais cedo ou mais tarde, a maioria de nós vai sofrer a perda de alguém próximo. No entanto, no nosso dia-a-dia falamos e pensamos muito pouco acerca da morte, talvez porque hoje em dia nos deparamos com ela com menos frequência do que os nossos avós. Para eles, a morte de um irmão ou irmã, amigo ou familiar era uma experiência comum nos seus primeiros anos de vida ou durante a sua adolescência. Para nós, estas perdas acontecem geralmente mais tarde na nossa vida. Talvez por isso não tenhamos a hipótese de aprender a lidar com o luto - como nos faz sentir, o que devemos fazer, o que é "normal" acontecer - e de o aceitar.
À medida que o tempo passa, a angústia intensa resultante do luto começa a desaparecer. A depressão atenua-se e será possível finalmente começar a pensar noutros assuntos e até em projectos para o futuro. No entanto, o sentimento de perda nunca desaparecerá por completo. Depois de algum tempo, deve ser possível sentir-se de novo "completo", apesar de faltar sempre uma parte de si que nunca será substituída.
O processo de luto não é algo linear, muito pelo contrário, envolve uma série de etapas ou componentes sequenciais, que lhe estão inerentes.
As fases que compõem o processo de luto são:
· Choque – reacção inicial à perda do objecto (pessoa ou coisa significativa), na qual o sujeito fica “atordoado” com o acontecido.
· Negação – Mecanismo de defesa que a própria pessoa utiliza de forma inconsciente e que a leva a não acreditar ou a não querer acreditar no que aconteceu. Geralmente a pessoa usa expressões do tipo “Eu não acredito que isto me tenha acontecido”, “não pode ser possível”.
· Depressão – etapa em que a pessoa já teve alguma tomada de consciência do que aconteceu e por isso, sente-se frequentemente triste, chora intensamente, não tem prazer nas actividades, pensa recorrentemente acerca da morte e no ente falecido, isola-se. Estes sintomas se forem muito intensos e persistirem no tempo, podem ser sinal de uma perturbação de humor.
· Culpa – é um sentimento muito comum. As pessoas começam a pensar em tudo o que poderiam ter dito ou feito para impedir essa morte. Por outro lado, a culpa também como surgir em consequência do alívio pela morte de alguém que nos era muito querido mas que estava a sofrer. Por exemplo, morte de uma pessoa com uma doença terminal que estava num estado de sofrimento intenso.
· Ansiedade – está associada a um período de agitação e ânsia pelo que foi perdido. O sujeito muitas vezes deseja encontrar a pessoa falecida, mesmo sabendo que é impossível e pelo que, não consegue relaxar.
· Agressividade – em alguns casos, o indivíduo revolta-se contra a perda, isto é, sente-se muito zangado e irritado por estar a viver aquela situação. Este sentimento pode ser virado para si mesmo ou para os outros (por exemplo, para os médicos que não conseguiram salvar a pessoa amada, para Deus ou para amigos ou outras pessoas significativas)
· Reintegração –é geralmente a última etapa do processo, na qual a pessoa volta à “vida normal”.
Todas estas fases são sequenciais, mas isto não implica que a sequência seja linear como atrás foi descrita. Este processo irá variar de pessoa para pessoa, de acordo com as características e vicissitudes de cada um de nós. Sendo que, nem todos identificam a passagem pelas sete fases do processo, pelo que alguns apenas expressam algumas daquelas.
Fonte: Aqui

NO COMMENT

sábado, maio 20, 2006

SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES

A IMAGEM QUE REÚNE MILHARES

A maior festa religiosa da ilha de S. Miguel comprovou uma vez mais quão imenso é o afecto que os açorianos depositam no Senhor Santo Cristo os Milagres. A devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres atrai, todos os anos, até à maior ilha açoriana milhares de fiéis das comunidades de emigrantes dos Estados Unidos da América e Canadá, do continente e de outras ilhas dos Açores.
Introduzidas por madre Teresa d'Anunciada, as festas do Santo Cristo têm por referência a imagem do "Ecce Homo", a quem são atribuídos poderes milagrosos.
Na tarde de sábado, realiza-se a procissão da mudança da imagem do coro baixo do Convento da Esperança para o Santuário, num percurso à volta do Campo de São Francisco, onde se incorporam os devotos no pagamento de promessas.

.



Na manhã de domingo, o adro do Santuário da Esperança acolhe a missa solene campal e, na tarde do mesmo dia, a imagem do Santo Cristo integra uma procissão que percorre as principais ruas da cidade de Ponta Delgada, num percurso de perto de cinco horas.



Ilha do Pico



Vitorino Nemésio descreve na sua obra “Mau tempo no canal”, a vida, os costumes, a práticas das gentes açorianas. Mas faz também o que ainda nenhum outro ser humano conseguiu até hoje, um retrato detalhado de uma das mais belas paisagens do globo terrestre. A ilha do pico e, de certa forma, o arquipélago açoriano, ficam imortalizados numa das mais notáveis obras da literatura portuguesa. Ávila da Madalena, em plena ilha do Pico é um desses lugares mágicos que Nemésio retrata por palavras no seu livro.
Em pleno Oceano Atlântico, onde as águas formam uma infinita planície azul, ergue-se um ponto vulcânico. Como que vindo do nada, aquele monte de pedras negras ganha altura em relação às águas e dá origem a uma série de lugares mágicos. Madalena é uma vila de 16 mil habitantes, situada no sopé do Pico. Esta montanha com 2 mil 351 metros de altura serve de abrigo a vários tesouros naturais. Desde os golfinhos que se fazem passear pela costa da ilha, até às vinhas protegidas por pequenos muros e que são Património da Humanidade existem várias atracções nesta terra ainda algo selvagem.

terça-feira, maio 16, 2006

VITORINO NEMÉSIO


Nasceu em 1901, na Ilha Terceira, Açores. Frequentou o liceu em Angra e na Horta (Ilha do Faial), onde concluiu o 5º ano. Em 1919, iniciou o serviço militar como voluntário, o que lhe proporcionou a primeira viagem ao Continente. Em Coimbra, terminou o liceu e frequentou a Universidade, primeiro como aluno de Direito, depois de Letras. Optando definitivamente pelo curso de Filologia Românica, viria a obter a sua licenciatura em 1931 em Lisboa, dando início ao mesmo tempo a uma distinta carreira académica na Faculdade de Letras. Como professor, o seu percurso levou-o ainda a leccionar em Montpellier, em Bruxelas e em várias universidades no Brasil.

Ilha Terceira (Açores)



Ponta Delgada

Hoje o dia foi passado aqui. Tempo magnifico dia de Primavera! Logo parto para a Ilha da Terceira. Todos os dia lembro-me de todos vós, aqueles que visitam o meu cantinho!