segunda-feira, abril 10, 2006

O SOL


O Sol, nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos. Basicamente, é uma enorme esfera de gás incandescente, em cujo núcleo acontece a geração de energia através de reações termo-nucleares.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Sol...

Gostaria de partilhar contigo a verdadeira história do sol e o porque de ele brilhar tanto...

O Sol e a Lua...

Quando o Sol e a Lua se encontraram pela primeira vez se apaixonaram perdidamente e a partir daí começaram a viver um grande amor.

Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu criá-lo, deu-lhes então o toque final... o brilho!

Ficou decidido também que o Sol iluminaria o dia e que a Lua iluminaria a noite, sendo assim seriam obrigados a viver separados.

Abateu-se sobre eles uma grande tristeza quando tomaram conhecimentode que nunca mais se encontrariam.

A Lua foi ficando cada vez mais amargurada, mesmo com o brilho que Deus lhes havia dado, ela foi-se tornando solitária.

O Sol por sua vez havia ganho um título de nobreza "Astro Rei", mas isso também não o fez feliz.

Deus então chamou-os e explicou-lhes: "Voces não devem ficar tristes, ambos agora já possuem um brilho próprio. Tu Lua, iluminarás as noites frias e quentes, encantarás os enamorados e serás diversas vezes motivo de poesias. Quanto a ti Sol, sustentarás esse título porque será o mais importante dos astros, iluminarás a Terra durante o dia, fornecerás calor para o ser humano e a tua simples presença fará as pessoas felizes."

A Lua entristeceu-se muito com o seu terrível destino e chorou dias a fio... já o Sol, ao ve-la sofrer tanto, decidiu que não poderia deixar-se abater pois teria que dar-lhe forças e ajudá-la a aceitar o que havia sido decidido por Deus.

No entanto a sua preocupação era tão grande que resolveu fazer um pedido a Ele.
"Senhor, ajude a Lua por favor, ela é mais frágil do que eu, não suportará a solidão..."

E Deus, em sua imensa bondade criou então as estrelas que fazem de tudo para consolá-la, mas quase sempre não conseguem.

Hoje, eles vivem assim... separados, o Sol finge que é feliz, a Lua não consegue esconder que é triste.

O Sol ainda aquece de paixão pela Lua e ela ainda vive na escuridão da saudade.

Dizem que a ordem de Deus era que a Lua deveria ser sempre cheia e luminosa, mas ela não consegue isso, porque ela é mulher, e a mulher tem fases. Quando feliz consegue ser cheia, mas quando triste é minguante e quando minguante nem sequer é possível ver o seu brilho...

Lua e Sol seguem seu destino, ele solitário mas forte, ela acompanhada pelas estrelas mas fraca.

Os homens tentam a todo o instante conquistá-la, como se fosse possível. Vez por outra alguns deles vão até ela e voltam sempre sozinhos, nenhum deles conseguiu traze-la até à Terra, nenhum deles realmente conseguiu conquistá-la, por mais que achem que sim.

Acontece que Deus decidiu que nenhum amor neste Mundo seria de todo impossível, nem mesmo o do Sol e da Lua... e foi aí então que Ele criou o eclipse.

Hoje, o Sol e a Lua vivem da espera desse instante, desses raros momentos que lhes foram concedidos e que custam tanto a acontecer.

Quando olhares para o céu a partir de hoje e vires que o Sol encobriu a Lua é porque ambos se entregaram ao amor e é ao acto dessa entrega que se deu o nome de eclipse.

É importante lembrar que o brilho do êxtase que os envolve é tão grande que aconselha-se a não olhar para o céu nesse momento, os olhos podem cegar de ver tanto amor.

Mas na Terra, entre nós, existem muitos Sois e muitas Luas... e portanto existem eclipses... mas essa era a única parte da história que todos já sabiamos, não era?...

Beijinho

Wisper