sexta-feira, março 31, 2006

Diferenças Arábica/Robusta



Mais suave
Menos amargo
Mais aromático
Cafeína: 0,8 - 1,5 %




Mais resistente
Mais amargo
Mais corpo
Cafeína: 1,7 - 3,5 %

Coffea arábica e Coffea canephora

Pertencente à família Rubiaceae, o género Coffea é composto por muitas espécies, entre as quais só duas têm importância económica, o café Arábica (Coffea arábica), que correspondem a ¾ da produção mundial, o café Robusta, (Coffea canephora), responsáveis por ¼ da produção. A planta do café precisa de um clima em que as temperaturas sejam altas, e em que o sol se alterne com a chuva, ou seja, as condições climatéricas típicas das zonas tropicais. Uma outra característica das zonas ideais para a plantação de café é a altitude, sendo que para o Arábica a ideal situa-se entre os 1000 e os 2000 metros e para o Robusta entre os 200 e os 300 metros. Actualmente, quase todos os países situados entre o Trópico de Câncer e Capricórnio são produtores de café. As principais áreas de produção de café Arábica são na América do Sul e Central, México, Antilhas, África Oriental, Índia e Indonésia, enquanto que os principais produtores de café Robusta são o Congo, Costa do Marfim, Uganda, Península Indochinesa, Vietname, Índia e Madagáscar.
.

.
A planta do café Arábica é um arbusto de 3 a 5 metros de altura, com um tronco recto e macio, com ramificações longas, esguias e flexíveis, e folhas lanceoladas e coriáceas. As suas flores são pequenas e produzem as típicas bagas encarnadas que contêm os grãos de café.
O café Arábica são particularmente sensíveis ao calor e humidade, e preferem as condições climatéricas das zonas de elevada altitude. O arbusto do Café Robusta atinge alturas entre 7 e 13 metros, as suas folhas são finas e de formato elíptico e os seus vistosos frutos são arredondados. Para amadurecer, esta planta requer temperaturas mais elevadas que a Arábica e como tal é cultivada a altitudes mais baixas (200/300 metros).
Fonte:

Nunca viram uma cabra?!

quinta-feira, março 30, 2006

Romanzeiras em flor

Tirada daqui

Sintra Sunset

Tirado daqui

Socalcos do Oriente



Retirada daqui

Hoje passei todo o dia no Ribatejo - Salvaterra de Magos, Canha, Fajarda, Benavente... . A região do Ribatejo fascina-me, pelas pessoas, o ambiente, as paisagens (Lezírias, Paus, Várzeas), pela festa brava e tudo o que está associado. Foram dois anos vividos nesta magnifica região, tenho saudades! Foi aqui que passei momentos muito marcantes da minha vida, foi aqui que iniciei a minha profissão.
Os orizicultores estão a iniciar a preparação dos terrenos efectuando as lavouras, rebaixas entre outras operações culturais.
A imagem que apresento são dos socalcos do Oriente (China) onde se produz muito arroz.
Como deve ser difícil trabalhar nestas condições!

E esta!

Retirado daqui

Um Gafanhoto "gigante" da Costa Rica

Retidada daqui

No Comment

Retidada daqui

Soneto a um Amigo



Só a amizade possui um poder singular assim,
E mesmo em um temporal envenenado,
Ou durante a queda em um abismo sem fim,
É confortante ter um braço forte ao seu lado

Por mais que minhas palavras lhe pareçam distantes,
Ou minha virtude se torne ausente,
São nos momentos em que mais sofrer, no mais precioso instante,
Que sentirá o valor de ter uma mão que te acalente.

E o desconhecido nada mais é do que uma cumplicidade,
Que vigora tanto nas alegrias como na dor,
E respeita toda forma de se reagir ao desafio

E afinal, basta querer com desejo, com anseio...
Aquele pote de ouro ao final do arco-íris
Está, muito mais do que imagina, ao alcance de sua mãos.


(Fábio Valor Caldas)


Obrigado à minha amiga (que ainda não teve paciência de criar o seu Blog)!
Aguardo a sua entrada na Globosfera.
Um beijinho muito especial!


Dá tempo a ti mesmo para sofreres.
Pode levar alguns anos
até que finalmente consigas
aceitar a tua perda,
aceitar que alguém
partiu para sempre,
e levar ainda mais tempo
para ultrapassares as tuas emoções.
"Conviver com a dor" de Karen Katafiasz, Editora Paulinas.

Algumas definições

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo perene pertencente à família das Solanaceae (Solanáceas em português). É um dos vegetais mais utilizados na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Existem seis outras espécies do género Solanum, com menor importância. Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.
A batata é originária do
Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, se produz e comercializa mais de 200 variedades diferentes de batatas.
Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal aí já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.
Em
1570 a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Atualmente a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.
A batata é rica em grãos de
amido, armazenados nos amiloplastos.


Em botânica, chama-se rizoma a um tipo de caule que algumas plantas verdes possuem, que cresce horizontalmente, muitas vezes subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas. O caule do lírio e da bananeira é totalmente subterrâneo, mas certos fetos desenvolvem rizomas parcialmente aéreos.
Certos rizomas, como em várias
espécies de capim (gramíneas), servem como órgãos de reprodução vegetativa ou assexuada, desenvolvendo raizes e caules aéreos nos seus nós.
Noutros casos, o rizoma pode servir como órgão de reserva de energia, na forma de
amido, tornando-se tuberoso, mas com uma estrutura diferente de um tubérculo.

quarta-feira, março 29, 2006

Eclipse do Sol, 2006/03/29




O dia transformou-se em noite um pouco por todo o mundo devido a um eclipse solar. Esta manhã, a Lua cobriu o Sol e deixou na escuridão algumas zonas da América do Sul, África e Ásia.
Em Portugal, o fenómeno celestial foi parcialmente visível, com um máximo de 30 por cento do Sol tapado pela Lua.
Retirei daqui as seguinte fotos:
-
-

Aguardam o fenómeno, o Eclipse!


Eclipse visto na Alemanha.


O Eclipse visto na Suíça.


Esta é a Lua, vista de Israel!


E finalmente o Eclipse total do Sol, visto do Templo de Apolo, na Turquia.

terça-feira, março 28, 2006

Será caule ou tubérculo?

Recebi de uma amiga, assídua leitora a seguinte dúvida: “Sr. engenheiro" elucide-me por favor que tenho uma dúvida. Batata é caule ou tubérculo?”
Face a esta questão elaborei este “post”, espero que esteja bastante elucidativo.
Em botânica, chama-se tubérculo ao caule que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da superfície do solo, geralmente como órgãos de reserva de energia (na forma de amido), como as batatas.
Não confundir com as
raízes tuberculosas, como a batata-doce ou a mandioca, que têm a mesma localização e função, mas origem e estrutura diferentes. Vem aqui


Acumulação de reservas na raiz - os alimentos acumulados nas raízes tuberculosas são, em geral, utilizados pela planta quando esta perde as folhas e, por isso, deixa de poder realizar a fotossíntese. A cenoura, o nabo, o rabanete, a beterraba e a batata doce são exemplos de raízes tuberculosas. Muitas raízes deste tipo são utilizadas na alimentação do homem.


Acumulação de reservas no caule - são também diversas as plantas que armazenam substâncias de reserva no caule. Por exemplo, a cana-de-açúcar é um colmo e a sua medula é rica em água e açúcar e a batata é um tubérculo rico em amido. Outras plantas que acumulam reservas são as plantas xerófilas, que vivem em regiões áridas, nomeadamente os cactos que armazenam água e alimentos no caule.
A foto dos coentros foi da minha amiga outsider, convido a todos a visitar o seu blog, tem fotos lindíssimas!

Acumulação de reservas nas folhas - algumas plantas armazenam grandes quantidades de água nestes órgãos. É o caso da cebola, que é um bolbo, em que as escamas não são mais do que folhas transformadas. Outras plantas acumulam óleos ou essências aromáticas principalmente nas folhas, como as ervas aromáticas, de que são exemplo a salsa, os coentros e a hortelã.

Acumulação de reservas no fruto - os frutos podem ser carnudos ou tornarem-se secos depois de maduros, mas são sempre ricos em reservas nutritivas. O arroz é muito rico em amido e é a base da alimentação de mais de metade da população mundial. A azeitona é conhecida pelo seu elevado conteúdo em óleos, permitindo a extracção do azeite. A maçã, a pêra, a noz, a castanha são apenas alguns exemplos de frutos utilizados na alimentação do homem.


Acumulação de reservas na semente - é na semente que se encontram as reservas nutritivas que vão servir de alimento ao embrião durante a germinação. A maior parte das sementes serve de alimento aos seres vivos. São exemplos a ervilha, a fava, o feijão e o grão.

Vamos ver o que valem!



O encontro do Estádio da Luz tem início marcado para as 19:45 e será dirigido pelo árbitro inglês Stephen Bennett. Na antena da TSF, a emissão especial começa depois das 15:00. A RTP transmite as imagens da partida.

ALMEIRÃO - Chicorium intybus L.

Uma amiga ligou-me esta noite e perguntou-me: então o jantar foi bom?
O meu foi delicioso… uma salada de almeirão!
Fiquei a pensar que raio de peixe é esse?! Agarrei no telefone e mandei-lhe uma mensagem: que raio de prato é esse?
A minha amiga respondeu-me:
-Mas que raio de Eng.º Agrónomo és tu? Não conheces o almeirão? (pensei com os meus botões; parece que foi meu colega no ISA e eu não me recordo!)
Respondeu ela: parece uma alface, mas tem um sabor completamente diferente!
Muito bem, ora toma e embrulha!
Meus amigos para não passarem por uma situação destas aqui vão algumas considerações sobre o dito almeirão:
O almeirão (Chicorium intybus L.), conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça do tipo folha, de sabor amargo, originária da Europa Mediterrânea. O almeirão é uma Asteraceae, a mesma família da chicória, alface, dente-de-leão e serralha. Fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro.
Indicado para quem tem falta de apetite, usado cru em saladas ou ligeiramente refogado.

segunda-feira, março 27, 2006

Parabéns às 100.000 visitas!


O meu amigo ESPUMADAMENTE atingiu hoje o magnífico número de 100.000 visitas, é obra! Quero aqui dizer que ele escreve todos os dias ou quase todos os dias. Foram 885 “postagens”! É obra! Atenção, são 42,14 "post" por mês. Acredito que não deve haver muitos "Bloguistas" que atingem esse número e com qualidade simplesmente EXCELENTE.
A sua escrita é pautada pela qualidade, pela transparência dos seus conteúdos. Para atingir as 200.000 certamente não vai ser necessários 21 meses. Acredito piamente que daqui a um ano estará a comemorar o dobro das visitas.
Parabéns, sou e vou continuar a ser um visitante assíduo do Blog!
A intenção deste “post” é unicamente prestar a devida vénia ao homem que me transmitiu o fascínio e o mistério da Globosfera.
Obrigado!

AMIGO






Gostava de partilhar convosco um poema do Alexandre O´Neill que uma amiga, que ainda não elaborou o seu Blog infelizmente, muito gentilmente me enviou. Quase todos dias chamamos uns aos outros amigo aqui, amigo acolá... . AMIGOS acreditem que ter um “amigo é a solidão derrotada”.
Eu que o diga!
Aqui vai o poema, AMIGO:

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra amigo!

Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,

Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!

Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.

Amigo é a solidão derrotada!

Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O´Neill

E ainda:
Para ser um bom amigo, achamos necessário ser: fiel, conselheiro, educado, sincero, alegre, compreensivo, estar presente nas horas difíceis e também é claro nas horas alegres e divertidas. Achamos que amigo não tem raça, cor, religião ou partido político, amigo está acima dessas "coisas".O verdadeiro nos diz o que precisamos ouvir e não aquilo que queremos ouvir.

SPORTING


Sem precisar de colocar as garras de fora, e perante um Penafiel que se revelou «presa» frágil, o «leão» averbou o nono triunfo consecutivo na Liga, desta feita por 2-0, golos de Nani e João Alves, ambos na primeira parte. Sporting segue imparável e mantém-se firme na perseguição ao líder FC Porto, diz A Bola on-line.
Tenho ido ver quase todos os jogos do Sporting em casa graças ao meu amigo Leonel Pontes e hoje não foi excepção.
Era 19:30 estava eu acostado na roulote a comer a bifana e a imperial (Sagres), ritual obrigatório em todas as deslocações que faço ao Estádio de Alvalade XXI. Hoje, no “restaurante ambulante” falava-se do árbitro, Sr. Rui Costa; dizendo que “ele iria fazer tudo para nos tramar”, “como foi possível meter aquele gajo a arbitrar o nosso jogo” entre outras coisas … .
O Sr. Rui Costa a meu ver fez uma arbitragem razoável, os jogadores também não dificultaram a sua prestação. O jogo não foi nada de especial, valeu pelos dois golos. O estádio estava com 40 000 pessoas, gostei de ver aquela moldura humana verde!
Meus amigos, nada melhor do que parar na roulote antes do jogo meterem qualquer coisinha no estômago e tomar no mínimo 2 cervejinhas.

Boa semana de trabalho!

sexta-feira, março 24, 2006

litígio

Já que falei em futebol e no Sporting, apetece-me desabafar: com tantos árbitros que a existe no nosso país porque razão nomearam o arbitro Rui Costa para arbitrar o jogo Sporting x Penafiel! É o sistema!
Não estão a gozar com o meu clube?
Por favor, tenham dó!


Deveria estar a dormir!



Antes de mais quero agradecer a todos: florzinhanina, Rita Dantas, abelha maia e ao gado bravo que não pouparam esforços para tentar ajudar-me a recuperar o meu modelo de apresentação.
Vou passar a explicar o que fiz:
Um certo dia, que já deveria estar a dormir, a descansar o esqueleto, meti-me a inventar; tira aqui, mete ali, aumenta acolá, endireita aqui... sei lá o quê mais. Depois pensei em mudar a imagem do meu Blog (colocar um verde mais discreto, porque depois daquela derrota só podia ser) para isso, fiz a alteração do modelo mas, como já era tarde não me apercebi da comunicação: “se aceitar a alteração do novo modelo perde toda a informação”, e eu tolo e ensonado disse que sim e lá se foi tudo para o “maneta”.
Tive que colocar novamente todos os links, o contador (Bravenet), o online. Posto isto, quando faço actualização do Blog aparece-me tudo desfigurado, só me apetecia dizer tudo e mais alguma coisa inclusive um palavrão, mas contive, pois estavam todos a dormir... .
No dia seguinte e depois de ter postado o HELP a abelha maia aconselhou-me abrir um novo Blog. Não perdi tempo, mãos ao trabalho, abrir um novo Blog com o modelo desejado e copiei aquela lengalenga toda. Mas infelizmente ficou tudo na mesma.
E foi assim que fiquei com uma imagem diferente e toda deformada.
Enfim, ninguém é perfeito!

Gripe das Aves

quinta-feira, março 23, 2006

HELP

Perdi todas as definições do meu blog! Será que as poderei
recuperar? Se sim, como?
Ajudem-me!

A Chaca

E esta!



Esta fotografia foi tirada na freguesia da SalgaSalto do
Cavalo
a 22/02/2003 na ilha de São Miguel (Açores).
Elas são umas sortudas!

Camélia

O que é prometido é devido, assim, aqui estão algumas das camélias da minha modesta colecção.

Espero que gostem.


quarta-feira, março 22, 2006

Saudades - Faz hoje 10 meses!


Saudades! Sim... Talvez... e porque não?...
Se o nosso sonho foi tão alto e forte
Que bem pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!
Esquecer! Para quê?... Ah! como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão!
Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar,
Mais doidamente me lembrar de ti!
E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais a saudade andasse presa a mim!
Florbela Espanca

Dor!


Por vezes, a tua dor
pode ser muito devastadora
porque se junta à dor
que nunca sentiste por
perdas anteriores na tua vida.
Aceita sentir também
a dor dessas perdas.

"Conviver com a dor" de Karen Katafiasz

terça-feira, março 21, 2006

Dia Mundial da Floresta e da Árvore



A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

H2O - Água


2H2 + O2 <---> 2H2O
A molécula de água, H2O, significa que cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio e 1 átomo de oxigénio.
De toda água existente na Terra, 97% encontram-se nos oceanos sendo, portanto, salgada. Dos 3% de água doce restante, 2% estão nos glaciares e apenas 1% é água doce presente na atmosfera, lençóis subterrâneos, lagos e rios. É desse 1% que mais de 6 biliões de seres humanos devem obter a água que precisam para sobreviver. No entanto, parte desse 1% já está poluído por esgotos e resíduos industriais, tornando-se impróprio para o consumo.
Pequeno ciclo: o calor do ambiente faz derreter (fundir) e evaporar a água dos oceanos, glaciares, rios e lagos. O vapor de água presente no ar condensa-se, então, formando as nuvens que depois produzem as chuvas. Com as chuvas, a água retorna à superfície terrestre.
Grande ciclo: tem a participação de seres vivos. As plantas absorvem a água da chuva infiltrada no solo e a eliminam no ambiente em forma de vapor. Os animais participam do ciclo bebendo água e comendo. A eliminação de água do corpo dos animais se dá pela transpiração, urina e fezes.

Camellia japonica L.


Nome científico: Camellia japonica L.

O nome científico está relacionado com o do padre Jesuíta do século XVII chamado Cammellus. Arbusto ou pequena árvore de folhas duras lustrosas e persistentes.
Camélia, flor que abunda na Quinta do Sr. Zé. As sebes, a Sul e a poentes são constituídas com estes magníficos arbusto, que presenteia os seus donos com lindíssimas flores. As flores têm cores e formas muito variadas exibindo-se de Dezembro a Abril.
Nos próximos dias, irei aqui publicar a minha colecção de camélias.
É apenas uma curiosidade: sabiam que a planta de chá é da mesma família das camélias? O nome científico da planta de chá é Camellia sinensis (L.) O. Kuntze e da camélia é Camellia japonica L..