terça-feira, março 07, 2006

Lycopersicon esculentum Mill.

Aspectos Gerais

O tomate pertence à família Solanaceae e o seu nome científico é Lycopersicon esculentum Mill.
Originário do Perú - Equador estendeu-se posteriormente à América Central e Meridional e foi introduzido na Europa no século XVI. O seu nome deriva dos termos aztecas “tomalt“, “xitomate “ e “ xitotomate “.
Inicialmente era usado como planta ornamental mas em meados do século XVIII já era cultivado para fins alimentares, principalmente em Itália.
Das culturas hortícolas, é a que tem maior importância económica e a mais divulgada em todo o território nacional. É produzido sem grandes dificuldades desde que sejam devidamente seleccionadas as variedades mais adequadas a cada situação e tidos os cuidados necessários para controlo do ambiente, nomeadamente em cultura protegida.

Cultivares

O grande interesse no desenvolvimento de variedades de tomate, leva a que haja um aparecimento constante de novas variedades. A escolha de uma cultivar deverá ser ponderada mediante um conjunto importante de factores. Na Tabela estão indicadas as características que a cultivar deve possuir. Embora no nosso país a produção em estufa para consumo em fresco seja, em termos comerciais, a mais significativa, também se produz ao ar livre, embora quase unicamente para consumo doméstico ou para indústria.

Tabela: Características óptimas da cultivar.

São exemplo de algumas variedades actualmente em produção:

  • Ar livre: Sunpeel, Ronita, Carioca, Robino, Luxor, Rio Grande e Caracas;
  • Estufa: Long Life (Daniela, Alexandros, Atlético, Indiana, Zapata), Tipo Beef (Alpado, Bermuda, Rambo, Ramon e Indalo), Óptima e Gama.

Sem comentários: