quinta-feira, março 30, 2006

Algumas definições

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo perene pertencente à família das Solanaceae (Solanáceas em português). É um dos vegetais mais utilizados na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Existem seis outras espécies do género Solanum, com menor importância. Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.
A batata é originária do
Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, se produz e comercializa mais de 200 variedades diferentes de batatas.
Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal aí já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.
Em
1570 a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Atualmente a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.
A batata é rica em grãos de
amido, armazenados nos amiloplastos.


Em botânica, chama-se rizoma a um tipo de caule que algumas plantas verdes possuem, que cresce horizontalmente, muitas vezes subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas. O caule do lírio e da bananeira é totalmente subterrâneo, mas certos fetos desenvolvem rizomas parcialmente aéreos.
Certos rizomas, como em várias
espécies de capim (gramíneas), servem como órgãos de reprodução vegetativa ou assexuada, desenvolvendo raizes e caules aéreos nos seus nós.
Noutros casos, o rizoma pode servir como órgão de reserva de energia, na forma de
amido, tornando-se tuberoso, mas com uma estrutura diferente de um tubérculo.

1 comentário:

Anónimo disse...

OBRIGADÍSSIMO!
Se soubesses a "discussão" que tem havido aqui na sala dos professores à conta da batata....
Muito obrigado pela tua disponibilidade para nós.
Bjs desta abelha maia