terça-feira, março 07, 2006

Botânica

O tomate (do náuatle tomatl) é o fruto do tomateiro (Lycopersicum lycopersicon; Solanaceae), embora imprópriamente considerado como legume pelos leigos.
O tomateiro é uma planta fanerógama, angiosperma e monocotiledônea. Apesar da crença generalizada de que seja um legume, é um fruto uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação.

O tomate é rico em betacaroteno e contém vitamina C.

3 comentários:

Anónimo disse...

Também pensava que era um fruto...

(hoje tenho malassadas da minha tia, que a minha prima que veio ver o Roberto Carlos trouxe...estou consolada!eheheh)

abelha maia

Rita Maria disse...

Boa! Eu sempre soube que o tomate era um fruto, mas nunca consegui explicar porque não era um legume (já que sabia o que era um fruto, mas só agora é que fui ver o que era um legume)!

shark disse...

Boa tarde!
Cada dia que passa, fico mais fascinado com a Internet (blogosfera). Conseguimos aprender coisas novas, dissolver dúvidas existentes, consolidar conceitos, etc, etc e etc. Fico contente que o meu post "BOTÂNICA" tenha tido utilidade e consequentemente tenha explicado o porquê da diferença entre fruto e legume.
Pois é, são as coisas da natureza...
Um excelente fim-de-semana.