terça-feira, março 28, 2006

ALMEIRÃO - Chicorium intybus L.

Uma amiga ligou-me esta noite e perguntou-me: então o jantar foi bom?
O meu foi delicioso… uma salada de almeirão!
Fiquei a pensar que raio de peixe é esse?! Agarrei no telefone e mandei-lhe uma mensagem: que raio de prato é esse?
A minha amiga respondeu-me:
-Mas que raio de Eng.º Agrónomo és tu? Não conheces o almeirão? (pensei com os meus botões; parece que foi meu colega no ISA e eu não me recordo!)
Respondeu ela: parece uma alface, mas tem um sabor completamente diferente!
Muito bem, ora toma e embrulha!
Meus amigos para não passarem por uma situação destas aqui vão algumas considerações sobre o dito almeirão:
O almeirão (Chicorium intybus L.), conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça do tipo folha, de sabor amargo, originária da Europa Mediterrânea. O almeirão é uma Asteraceae, a mesma família da chicória, alface, dente-de-leão e serralha. Fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro.
Indicado para quem tem falta de apetite, usado cru em saladas ou ligeiramente refogado.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mto bem sr. eng.º...
Confesso que não conhecia essas propriedades do almeirão, no entanto continuo em vantagem....
Apesar de teres toda essa teoria, não conheces o paladar do Chicorium intybus L.
AH!AH!AH!
Toma lá e embrulha!!!

Anónimo disse...

"sr.engenheiro" elucide-me por favor que tenho uma dúvida. Batata é caule ou tuberculo?
abelha maia

shark disse...

São duas coisas complectmente distintas. Passo a explicar a diferença:
Tubérculo - caule subterrâneo sem folhas e sem raízes e de forma mais ou menos arredondada, que acumula substâncias de reserva, enquanto que o Caule é o orgão das plantas vasculares que serve fundamentalmente como suporte das folhas, flores e frutos e para transportar das raízes para os orgãos aéreos da planta os nutrientes, gases e substâncias orgânicas necessárias para a sua subsistência.Posto isto, a batata é um tuberculo enquanto a mandioca é uma raiz.
Vou fazer um "post" e logo percebes a difereça!
Boa noite

shark disse...

Eu também nunca comi semelhante vegetal. A minha amiga "comedora" habitual desta iguaria, diz ela que a época deste vegetal já findou. Amiga Luísa, espero que o encontre mas, tenho a sensação que só vai experimentar o dito vegetal para o próximo ano.

Anónimo disse...

Podem encontrar o almeirão e outras iguarias biológicas sem pesticidas, como a couve rábano, o rábano negro, pastinaca, brejos, aipo, funcho, aipo-nabo, acelgas, alcachofra, na Biocoop junto ao aeroporto Figo Maduro!! Aproveitem para conhecer e enriquecer a vossa mesa com mais variedae e sabor. ;)

Anónimo disse...

Não é preciso ir tão longe a Miosotis tb vende mas confirmem por tel...:
Rua Óscar Monteiro Torres nº15-B - Lisboa
Localidade: Lisboa - Perto do Campo Pequeno
Telefone: 217 959 357 / Tm. 934 300 665

José