quinta-feira, março 16, 2006

Pavão - Pavo cristatus

Depois de ter lido aqui sobre o pavão, passou-me pela mente escrever alguma coisa sobre este animal magnifico. Meti as mãos-à-obra e fui pesquisar algumas coisas. Não encontrei nada (por enquanto) relativamente à forma como o pavão macho corteja a fêmea. Digamos que é uma dança magnifica!
Nome comum: Pavão
Nome científico: Pavo cristatus
Nome em inglês: Peacock
Filo: Chordata
Classe: aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
O pavão é uma ave de grande porte, com origem na Índia, onde já foi considerado um animal sagrado. Nesses tempos, o castigo aplicado a quem voluntariamente matasse uma destas aves, podia ser a pena capital.
Apesar de ser um animal de quinta, o pavão é, acima de tudo, uma ave ornamental, que pode ser encontrada em muitos jardins públicos. O seu som característico, alerta-nos para a presença deste animal, mesmo quando não o vemos, embora ele nos esteja a observar.
Quando o pavão abre o seu leque de penas, está à procura de uma pavoa para cortejar, é para esse efeito que os machos usam as suas cores garridas. A pavoa, como acontece com as fêmeas de quase todas as aves, é bastante mais discreta. Embora seja também de grande beleza, as suas cores menos vivas servem como camuflagem para proteger o ninho, ou as crias, dos predadores.
Para passar a noite, o pavão sobe para os ramos mais altos dos arbustos, ou mesmo árvores, para se sentir protegido. Caso sinta algum predador por perto, emite repetidamente o seu som característico, para o afugentar, e para avisar as outras aves da presença de intrusos.
O pavão é uma ave com muita territorialidade, portanto, sempre que sente o seu território invadido por outro macho da mesma espécie, vai lutar com ele, até que o estranho abandone o seu território. Se, eventualmente, perder uma luta, então retira-se, para procurar outro território e lutar pela sua posse. Durante o tempo que dura a época do acasalamento, o pavão faz ecoar a sua voz noite e dia, sendo por isso um animal desaconselhado para viver em zonas muito habitadas.
A pavoa põe, em média, 6 a 8 ovos, que levam cerca de 30 dias a eclodir.
Um pavão pode viver cerca de 30 anos, e medir cerca de 2 metros.
Fonte: Pavão
Divide-se em três espécies principais: o azul, o verde e o branco.

Pavão Indiano Verde

7 comentários:

florzinhanina disse...

lindo...
palavras para que
a natureza é perfeita , pena que nós os seres humanos não .
beijo
amigo
NINA

Anónimo disse...

a mim só me calha sapos...

ABELHA MAIA

shark disse...

Florzinhanina - porque estas sempre a por em baixo o HOMEM? Achas que os animais e as plantas são todos perfeitos? Olhe que não, olhe que não! Também existem animais e plantas que não são perfeitos. Queres exemplos?
ok menina (nina)
A vida é assim!
Bj

Abelha maia - os SAPOS! O que gosto deles são as suas coxas fritas em azeite picante, são uma delícia. Podemos acompanhar com umas cervejas.
Bj

Anónimo disse...

Tenho engolido muitos sapos mas fritos.. onde é que os posso encontrar em Lisboa? Em S. Miguel não é de certeza, eles nem gostam de caracóis!
abelha maia

shark disse...

É um animal imponente!
Obrigado pelo comentário.
A natureza tem destas coisas!

Anónimo disse...

O pavão branco não é mais do que uma mutação conseguida em cativeiro do Pavão azul (Pavo cristatus), de qualquer forma todos os pavões machos (mutantes ou não...eheheh) tem o mesmo ritual de acasalamento. Quando a femea se aproxima erguem a sua cauda em leque, os ocelos existentes na ponta de cada pena da cauda, semelhantes a olhos tem uma função especifica, a de hipnotizar a femea, estes "olhos" juntamente com extremecimentos faseados das penas da cauda provocam uma espécie de transe na fêmea (se esta estiver atenta ao macho... claro) a qual deixa que a copula se realize... e é assim meu amigo que o pavão macho dá volta à "pavoa fêmea"... só mesmo recorrendo ao hipnotismo...

Beijo desta amiga

Wisper

Anónimo disse...

realmente, é muito bonita!